Diferença entre Web Conferência (Web-Aula) e Videoconferência na SEDFOR

A SEDFOR está estruturada para atender a dois tipos de conferência a distância, Web Conferência e Videoconferência.
Observe abaixo a diferença entre essas conferências para à SEDFOR.

Web Conferência

A Web Conferência é tipicamente realizada por meio de um software de computador, por exemplo: Skype, Google Hangout, Adobe Connect, Mconf, entre outros.
O espaço físico para Web Conferência (Salas de Web Aula) possuem um computador com webcam e headset (fone de ouvido com microfone) e outros dois computadores para uso diverso. O espaço é pequeno, com capacidade para no máximo 3 pessoas.
Os softwares de web conferência mais tradicionais permitem a interação por voz (captado pelo microfone do headset ou microfone da webcam e recebido do participante remoto pelo fone de ouvido) e vídeo (captado pela webcam), interação textual (bate-papo). Alguns permitem ainda o compartilhamento de apresentação de slides, vídeos e áudio. Interação por meio de quadro branco digital, com possibilidade de inúmeras ferramentas, como: lápis, marcador, caixa de texto, formas geométricas, entre outros.
Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de sala de Web Aula.

Videoconferência

A Videoconferência é realizada por meio de um equipamento especificamente desenvolvido para essa finalidade.
Para que seja possível realizar uma sessão de videoconferência os participantes envolvidos devem possuir equipamentos de videoconferência.
A sala de videoconferência na SEDFOR tem capacidade para 60 pessoas, ao centro da sala há uma mesa na qual está instalado o equipamento de videoconferência, ao longo dessa mesa há inúmeras cadeiras para os participantes da sessão de videoconferência. Ao redor e nos cantos da sala há mais cadeiras para espectadores.
O equipamento de videoconferência possui uma câmera de boa qualidade de captação e com capacidade de direcionamento por meio de controle remoto. Possui ainda um microfone de alta sensibilidade capaz de captar o som da voz dos participantes sem a necessidade de muita aproximação do microfone. Ao equipamento de videoconferência é possível conectar, por exemplo, um computador para espelhamento e transmissão da tela do computador. A imagem dos participantes remotos pode ser projetada em uma tela por Datashow e/ou exibida em um aparelho televisor.
Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de sala de Videoconferência.

Obs.: Há a possibilidade de utilizar a Sala Videoconferência para a realização de uma Web Conferência. Nesse caso é importante reconhecer que a qualidade da câmera e microfone conectados ao computador por meio do qual se realizará à Web Conferência possuem uma capacidade significativamente menor que a câmera e microfone do equipamento de Videoconferência. Isso irá interferir diretamente na qualidade da transmissão. O mesmo formulário de solicitação de sala de Videoconferência deve ser utilizado para solicitação, não esquecendo apenas de detalhar no campo Observações do formulário que o evento a ser realizado será uma Web Conferência, informar também qual software escolhido.

Em breve estaremos instalando também um equipamento de Videoconferência no Auditório da SEDFOR.
Clique aqui para acessar o formulário de solicitação do Auditório da SEDFOR.